sexta-feira, 22 de março de 2013

Prova da Terra



Mais uma prova pessoal! 
Vamos lá!


Essa prova consiste em mostrar como eu aplico os conceitos de  reduzir, reutilizar e reciclar no meu dia a dia. Na verdade como sou ambientalista e futura gestora ambiental, uso constantemente esses conceitos na minha vida e dou muita importância a eles.

Fiz um video para mostrar tudo isso,  está no final desta postagem. Quando você terminar de ler fique a vontade para assistir.

Reduzir
É o primeiro conceito a ser pensado! Pois se reduzir o consumo >> diminui a demanda de compra e venda >> consequentemente diminui a produção de bens de consumo >>  diminui o uso de recursos naturais para produzir >> diminui a produção de resíduos >> diminui a quantidade de lixo (menos coisas para serem jogadas fora depois) >> diminui a quantidade de material para reciclagem.



Reciclar e reutilizar são importantes, mas reduzir diminui o problema na origem.

Para entender melhor e conhecer mais sobre assunto assistam ao vídeo "A história das coisas":
www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw



Como eu aplico esse conceito em minha vida?


Consumo somente o necessário. Vejo meus  amigos trocando celulares de seis em seis meses, até mesmo em menos tempo, simplesmente porque aparecem aparelhos com novas tecnologias. O meu está velhinho tem (4 anos), mas ainda tem todas as funções de quando o comprei, por isso não tenho necessidade de comprar outro.
 Comprei uma mochila boa para durar bastante tempo e não comprar outra. Estou com ela  desde 2009 e só começou a rasgar agora. Ela me durou muito tempo.


Também uma forma que uso para reduzir é reutilizar. Se tenho algo velho posso torná-lo novo ou customizá-lo.
Não estou falando pra você não consumir, afinal o consumo é importante para a economia do país, mas sim consumir de forma consciente e moderada.

Reutilizar

Esse conceito é o mais divertido, pois é preciso usar a criatividade para reutilizar. Customizar é uma das formas que eu uso bastante. 


Antes, isso era a embalagem de palitinhos de um jogo chamado "pega vareta", ia jogar fora, mas estava precisando de um lugar para colocar meus brincos. Então pintei e fiz furos para encaixá-los.


Isso era uma caixa de leite, fizemos para minha irmã levar para escola num projeto.


Era início das aulas e tinhamos muitos cadernos dados pelo governo, como eu não achava muito bonita a capa então fiz uma para não comprar outro caderno.



Reciclar

Desde nova já criei uma consciência da importância de preservar o meio em que vivemos, tanto que escolhi como profissão ser Gestora Ambiental. Por isso reciclo a muito tempo. Para implantar isso em casa tive que convencer a minha mãe e irmã da importância desse processo. 
Por falta de espaço, afinal minha casa é um ovo de tão pequena, separamos o lixo úmido (comida - não reciclável, mas que pode ser utilizada como adubo) do o lixo seco (materiais recicláveis: plástico, vidro, papel e alumínio) não tendo espaço para separar um material do outro. 




Separamos o óleo de soja usado e doamos para uma senhora que faz sabão, gerando renda para ela. Esse procedimento é muito importante, pois quando se descarta o óleo no ralo da pia ele vai parar no mar. Sabe-se que, um litro de óleo contamina milhares de litros de água causando diversos problemas na vida marinha.


E também posso transformar "lixo" em  coisas bonitas...




Agora assista um video que fiz com carinho:




Infelizmente não consigo postar o video diretamente no blog, sempre dá erro. Então postei no youtube.

Obrigada Pessoal. Até a próxima!


]

















Nenhum comentário:

Postar um comentário