sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Volta Guerreiros sem armas... Brevemente... Como Foi?




Gente! 32 dias de muitas Emoções, aprendizados e transformações! Nem consigo traduzir em palavras... até meu vídeo-relato ficar pronto  espero que se contentem com essa edição do Instituto Elos. Bjão


todos
GUERREIROS SEM ARMAS 2014 - Saiba como foi

No dia 6 de Janeiro de 2014, iniciamos uma jornada de aprendizagem que envolveu 60 jovens de 18 países no Guerreiros Sem Armas 2014, 18 Jovens participantes de edições anteriores do programa e se juntaram a primeira edição do Círculo de Re-evolução, 30 adolescentes e jovens das comunidades parceiras do GSA no Tá Ligado e 26 representantes de organizações e empresas na 4a edição do Elos Novos Líderes. Todas essas pessoas, somadas a centenas de moradores do Caminho da União e Vila Progresso (Santos), Prainha (Guarujá) e Guapurá (Itanhahém) viveram a Filosofia Elos na prática e hoje seguem seu caminho de Re-evolução. A construção do melhor mundo contou com muito mais mãos e se desenhou com muitos detalhes. Esta edição especial da Boas Novas traz um resumo do que aconteceu até aqui e os primeiros resultados alcançados. Boa leitura!

Val Rocha, em nome da equipe Elos
spacer.gif



chegada
Chegada: preparação para construir o melhor mundo 

O início do programa é marcado por atividades que apoiam a integração e criação de nossa comunidade. Já no começo, são trabalhadas as qualidades e valores necessários para a superação dos desafios que se apresentam ao longo do processo. No primeiro dia, o convite é para construirmos juntos a casa onde vamos viver por 32 dias, e isso foi feito com cores, sabores e cantos nas oficinas oferecidas pelo Ateliê Arte nas Cotas, Zuza Gonçalves e Ronaldo dos Santos, do Música do Círculo, Rogério e Arjuna Cordaro, além de Ariane Mates e Paulo Farine, da equipe Elos. Nos dois dias seguintes, todos viveram a oficina Comum-Unidades facilitada por Rodrigo Rubido, Paulo Farine, Renata Laurentino e Rodolpho Martins. Nessa proposta, a Filosofia Elos é utilizada para transformar um grupo de estranhos em uma comunidade de aprendizagem em que todos são capazes de cuidar de si mesmos e do outro. Veja como foi aqui e aqui.
spacer.gif
spacer.gif

Gsas todos os tempos4
Gsas todos os tempos3
Gsas todos os tempos2
Encontro de guerreiros de todos os tempos
O mito do Guerreiro Sem Armas se materializa cada vez que dois ou mais Guerreiros se encontram para transformar o mundo. Cada jovem selecionado tem grande poder realizador como se vê no processo seletivo, mas, reunidos, eles podem ainda mais. Em 2014, convidamos guerreiros de edições passadas para participar do primeiro Círculo de Re-evolução, um programa desenhado para compartilhar aprendizagens, apresentar as atualizações metodológicas implementadas nos últimos anos e aprofundar o propósito pessoal de cada um. O programa contou com facilitação de Natasha Mendes Gabriel e Rodrigo Rubido e participação de Kaká Werá na condução dos Jogos Indígenas. A comunidade parceira deste programa foi o Guapurá, em Itanhaém. A razão que trouxe cada um dos jovens de volta está diretamente relacionada aos desafios que encontram atualmente e à credibilidade que dão à Filosofia Elos como explica a participante Glenda Boscarol: "Me vejo com uma focalizadora que acredita na metodologia, no processo e principalmente que confia na força e nos resultados". Fique de olho para saber mais sobre a Re-evolução desse grupo!
spacer.gif

taligado

taligado 3
A voz e a vez da comunidade: Tá Ligado? 

Depois de oferecer seus talentos para contar as histórias que acontecem no GSA, Paulo Pereira, Eliza Capai e Ricardo Oliveros se juntaram ao Instituto Elos para apoiar novos contadores de histórias: adolescentes e jovens moradores das comunidades parceiras do programa. O Tá Ligado? nasceu para levar a Filosofia Elos aliada à comunicação comunitária para essa galera. Nessa edição piloto, 30 jovens da Vila Progresso, Prainha e Guapurá foram acompanhados por estes profissionais, Val Rocha e Mariana Felippe, da equipe Elos, em oficinas de foto, vídeo e texto tendo o celular como ferramenta de registros e publicação na internet. Eles também estão em suas jornadas de Re-evolução, que serão acompanhadas pela equipe Tá Ligado?. 
spacer.gif
spacer.gif

encontrodos sonhos

maquete
Convite à materialização de sonhos: venham todos!

Os eventos abertos do Guerreiros Sem Armas são uma oportunidade para garantir que diferentes atores da sociedade participem na materialização dos sonhos das comunidades. Esta participação representa também o fortalecimento e expansão das redes das comunidades, o que é essencial para que, ao final do processo, uma comunidade mais forte se lance à realização dos próximos desafios. Em 2014, foram cerca de 2 mil pessoas participando dos eventos Show de TalentosEncontro dos SonhosCuidado,Tour das ComunidadesRe-evolução e Celebração.
spacer.gif
spacer.gif

novos lideres

lideres
Mudar o mundo em todo lugar: Elos Novos Líderes

Acreditamos que transformar o mundo é prerrogativa de todo ser humano onde quer que esteja, independentemente da sua área de atuação. É por isso que dentro do GSA há um espaço para que profissionais de empresas, governos e organizações internacionais possam trabalhar lado a lado com jovens empreendedores sociais e comunidades. Em 2014, participaram doElos Novos Líderes representantes da SABESP, Santos Brasil, SESC e Prefeitura do Guarujá. Foram 26 participantes que conheceram mais sobre a Filosofia Elos e colocaram a mão na massa para materializar sonhos de 3 comunidades da Baixada Santista. 
 
spacer.gif


quiloa


ronaldo
Convidados especiais deste GSA
             

A equipe organizadora do GSA 2014 contou com cerca de 30 pessoas dedicadas em tempo integral ao programa; e mais 3 se juntaram para apoiar a realização do Círculo de Re-Evolução. Este time dá conta dos desafios diários com jovens e comunidades, mas alguns convidados especiais já fazem parte da história do programa e trazem conteúdos alinhados à Filosofia Elos que ajudam a capacitar os guerreiros para a jornada de transformação a que se propõem. Dentre eles estão: Kaká Werá facilitando os Jogos Indígenas, Flávia Fassi, facilitadora do workshop de Comunicação Não-Violenta, Rodolpho Martins trazendo Jogos Cooperativos e outros momentos especiais, Bruno Perel com o baile de Danças Circulares. Acha que isso é tudo? A lista é beeem maior. Conheça os detalhes no artigo de Mariana Felippe >>
spacer.gif
2
Mão na massa para fazer acontecer: antes e depois

Tudo e todos mundam em um Guerreiros Sem Armas. A mudança mais nítida é nas relações estabelecidas entre guerreiros e comunidade, que se reflete também no espaço físico, mas não se esgota ali. A construção do Centro Cultural do Caminho da União por exemplo reflete a construção meticulosa de uma relação de carinho e no fortalecimento da crença no poder realizador dos moradores. É também revelada em cada tábua colocada, a qualidade do cuidado que os moradores de lá têm com as suas crianças. Foi em nome deste cuidado que o local, antes destinado aos jovens, aos poucos foi acolhendo as crianças e os seus sonhos de florestas e magia. Conheça o que foi realizado em cada uma das comunidades aqui >>
 
spacer.gif
spacer.gif




1
A partir dos melhores sonhos, desenhando o futuro

Guerreiros e comunidades, apoiados na experiência exitosa que tiveram juntos escolhem, planejam e envisionam a sua Re-evolução através de novos projetos a serem materializados nos próximos 18 meses com apoio da equipe Elos. Com as comunidades, o processo acontece através de encontros semanais feitos por facilitadores da equipe enquanto a comunidade preenche o seu Mapa da Re-evolução. Já com os Guerreiros, que preenchem o seu Mapa de Re-evolução ainda em Santos, o apoio vem através de sessões de coaching para o desenvolvimento dos seus projetos. Seguiremos divulgando os detalhes dessa história nas próximas edição da Boas Novas. 
 
 
spacer.gif



tudo
Elos e guerreiros rumo ao descanso (merecido!)

No dia 6 de fevereiro, deixamos o CEFAS, que foi nossa casa por 32 dias. Enquanto guerreiros e comunidades iniciam seus planos de Re-evolução, a equipe Elos, depois de mais de mais de 1 mês dedicada totalmente à realização do programa, tira um recesso coletivo de 10 dias: tempo suficiente para recarrear as energias e retornar a tempo de realizar o planejamento estratégico de 2014. Voltamos com tudo no dia 17 de fevereiro! Até breve.
 
spacer.gif
Logos_Newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário